sexta-feira, 27 de julho de 2012

Perdi a identidade.

   Oi pessoas!  Hoje penso, desconfio, ou quem sabe eles vão encontra-la. Sim... encontrar minha identidade, porque ao renovar minha CNH, a moça me disse: A Sra não poderá fazer exame médico , pois não tem digitais! Como assim? não tenho digitais? Se acabo de melecar todos os meus dedos a passa-los um a um nessa sua maquininha? Pois é, a Sra tem as digitais muito fraquinhas e só poderá fazer exame médico daqui uns tres dias mais ou menos, tempo esse que,  penso eu: eles deverão procurar minhas digitais nos orgãos competentes, Secretaria de Segurança Pública, ou quem sabe na delegacia, carceragem, ou sei lá!
Agora imaginem vcs, que a moça me pediu que passasse o gel no polegar e depois transferisse para os outros dedos enfregando-os, ato seguinte a moça começou a passar meus dedos um a um claro! sem limpar a tal maquininha e com aquele pingo de gel. Há digitais que resistam? Me dirigi até o ciretram, contei a outra jovem o ocorrido que prometeu verificar. Voltou dizendo a mesma coisa. É! a Sra. não tem digitais. Gente, cade eu??

3 comentários:

Anônimo disse...

“As impressões digitais tem alguma importância além da nossa identificação?” Eliana Maria

Boa pergunta Eliana! Apesar das nossas impressões digitais serem amplamente utilizadas na nossa identificação, é claro que elas não existem com essa finalidade. Na verdade as impressões possuem uma importância muito grande na nossa vida. Impressões digitais são desenhos formados pelas elevações da pele, as papilas que estão presentes nas polpas dos dedos das mãos. Elas são únicas em cada indivíduo e diferentes inclusive entre gêmeos univitelinos. As papilas são formadas durante a gestação e acompanham a pessoa até a morte, sem apresentar mudanças significativas.

Uma das mais importantes funções dessas pequenas saliências da pele, as cristas papilares, é a ação antiderrapante, ou seja, a capacidade de aumentar o coeficiente de atrito da pele tornando mais fácil agarrar e segurar as coisas. Se a palma e as pontas dos dedos fossem totalmente lisas, os objetos escorregariam da mão com muito mais facilidade. O mesmo vale para a planta e os dedos dos pés: aumentam a aderência ao chão.

Nossas digitais também melhoram o sentido do tato, pois são extremamente sensíveis ao toque. Essa sensibilidade é de certa forma devido a uma nervo especial chamado corpúsculo de pacini, que são receptores sensíveis que “embalam” as pontas dos nossos dedos. Esses corpúsculos são muito sensíveis a vibração, quando esfregamos um objeto com a ponta dos dedos acontece uma vibração que é imperceptível para nós, mas são captadas pelos esses receptores.

Todas as pessoas precisam ter impressões digitais, mas nem todas as possuem. Existe uma doença chamada Síndrome de Nagali, que consiste na ausência das cristas papilares. Por consequencia de algum trauma, como queimadura, ou alguma doença como psoríase as pessoas podem perder temporariamente e permanentemente as digitais.

Anônimo disse...

Os portadores da síndrome de Nagali não têm nenhuma impressão digital. Aproximadamente 3 mil pessoas no mundo tem esse defeito genético raríssimo que impede a formação das digitais no feto. A probabilidade de um bebê nascer com esse problema é cerca de um em cada 3 milhões. Além da falta das impressões digitais as pessoas portadoras da síndrome costumam ter unhas, dentes e cabelos mais frágeis e a pele apresenta manchas marrons irregulares pelo corpo. No caso de indivíduos saudáveis que perdem as digitais com o passar do tempo (acidentes, problemas biológicos associados ao clima e contato com produtos químicos) a identificação é feita pelos dedos maiores dos pés ou pela arcada dentária. A alternativa mais viável para reconhecimento é a biometria onde dispositivos eletrônicos identificam o formato do rosto e da íris – únicos em cada pessoa.

Anônimo disse...

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI13521-15224,00-A+MULHER+QUE+PERDEU+AS+DIGITAIS.html